Menus de configuração no Painel de Administração

Medicina de Aves

GTA – Guia de Trânsito Animal

Vai viajar com o seu animal silvestre o exótico para outra cidade ou outro país? Saiba que existe algumas exigências do Ministério da Agricultura (MAPA) para que você viaje com o seu pet.

Para o transporte rodoviário e aéreo de aves, répteis e pequenos mamíferos (roedores, furões e coelhos), o MAPA exige a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Este documento é necessário para transportes de animais dentro do Brasil e internacionais. E tem que ser emitido por um médico veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura. O Dr. Octávio Lisboa é habilitado pelo Ministério da Agricultura para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) especificamente para aves, répteis e pequenos mamíferos. Siga as dicas abaixo e entre em contato para maiores informações:

Viagens aéreas e terrestres pelo território nacional

  • Entre em contato com antecedência com o Dr. Octávio
  • A Guia de Trânsito Animal deve ser emitida junto com o atestado de saúde do animal. E tem validade de 72 horas. Esta guia é destinada exclusivamente para documentar a saída do animal da sua origem para o seu destino. Não tem validade se o animal retornar para a   sua cidade de origem. Para esta situação, deverá ser emitida uma nova guia por um veterinário habilitado na região onde o animal está localizado.
  • Para aves de estimação consideradas domésticas como por exemplo canários e calopsitas, também é obrigatória a notificação de trânsito através da GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL – GTA
  • Para animais silvestres, é necessária a apresentação da nota fiscal emitida por um criador ou loja credenciada pelo IBAMA. Animais silvestres de companhia com nota fiscal não necessitam de autorização do IBAMA.
  • Em caso de viagem aérea ou de ônibus, antes de solicitar o GTA, entre em contato com a companhia para saber sobre as exigências para este tipo de transporte e reserva do vôo. Cada empresa aérea possui exigências diferentes a respeito do tamanho e tipo de caixa em que o animal deverá ser acondicionado. As companhias de transporte não comercializam caixas para o transporte de animais.

O Dr. Octávio Lisboa é habilitado para a emissão de GTA para proprietários de animais residentes nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e esclarecimentos a respeito de transportes para animais silvestres entre em contato.

Telefone: (21) 99704-2493

Todos os direitos de conteúdo reservados à Medicina de Aves | 2016 Desenvolvido e administrado por Global Videos